Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.
Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.

O livro de J. K. Rowling (assinando como Robert Galbraith) é o primeiro de uma série protagonizada por seu detetive Cormoran Strike, e gira em torno de uma investigação criminal. O que vale ressaltar aqui é que o público-alvo deste romance difere daquele a qual são destinados tanto Harry Potter e Morte Súbita. O Chamado do Cuco é uma ficção policial, que não pretende agradar aos fãs fiéis de Rowling, simplesmente por não ter sido pensado (e publicado) como um livro da mesma, que adotara o pseudônimo de Robert Galbraith.
Entretanto, o livro é tão bom quanto os predecessores da autora. Aqui estão presentes suas marcais de maior destaque, como a magnífica construção de personagens, o enredo surpreendente e o humor negro e sarcástico que perdura sua obra. 
A narrativa é fluida e prende o leitor com uma facilidade única de J. K. mãe de todos nós. A Londres explorada é uma cidade glamourosa, entretanto ambígua. Não só de Mayfair se vive o inglês. mas quem liga? Queria estar lá.  E ela faz isso muito bem com o elemento "fama". Até onde Lula realmente vivia a vida imaginada pelos tabloides, e por eles imposta?
De pano de fundo, temos um excelente drama familiar que nunca pesa para lado algum. Não há inocentes, e não há culpados. Há a situação. E a vítima da vez.
Cormoran nos direciona a várias conclusões sobre o misterioso suicídio, mas nos surpreende no final com uma genialidade de poucos. Parece que temos um xeroque rolmes por aqui.
Por falar em Cormoran...

Precisamos conversar sobre Cormoran Strike e Robin Ellacott.

[Aplausos em pé]
[Senta porque está cansado]
[Continua aplaudindo]
Sem dúvida, o melhor do livro são seus personagens. Cormoran e Robin formam uma dupla tão dinâmica quando os próprios Holmes e Watson. É incrível a forma com que sua relação se desenvolve ao longo da trama, de uma situação desconfortável a momentos de pura alegria clandestina. Uma amizade firmada de forma vagarosa e bela. E com doses altíssimas de vergonha alheia.
A construção dos personagens na trama em geral merece um enorme destaque. São palpáveis, com diversas facetas, esféricos, humanos. Mérito de Rowling, novamente.




Deixe um comentário

Ola divirta-se fica a vontade sua opinião é muito importante para nossa equipe
bjks até a proxima. *-*

Topo